De volta ao trampolim, Jim!

Depois da bem-sucedida missão da Crew Dragon Endeavor, cuja volta se deu em 2 de agosto de 2020 de forma belíssima, a SpaceX e a NASA darão andamento ao Commercial Crew Program lançando mais uma missão rumo à ISS.


Será que o Camarada Rogozin ainda têm calças pra arrancar pela cabeça?

A cápsula – não, espaçonave, daqui por diante eu vou chamar a Crew Dragon de espaçonave – está sendo devidamente certificada após a breve missão dos astronautas Bob Behnken e Doug Hurley. Mesmo que a Demo-2 tenha sido um sucesso, do lançamento ao pouso, a NASA tá coletando dados e conferindo tudo pra dar o ok. A partir daí a SpaceX pode proceder com o arremesso de astronautas até a ISS. Os tripulantes da missão Crew-1 farão parte da primeira das missões de rodízio regulares até a estação espacial. Isso significa que os astronautas vão pular pra ISS, ficar seis meses lá e voltar.

A Crew-1, porém, não vai levar só dois astronautas dessa vez. Como agora é pra valer, serão quatro os felizardos a embarcarem na espaçonave: Michael Hopkins, o comandante da Crew Dragon; Victor Glover, piloto; Shannon Walker, especialista de missão americana, e Soichi Noguchi, especialista de missão da Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA).

NASA’s SpaceX Crew-1 crew members are seen seated in the company’s Crew Dragon spacecraft during crew equipment interface training. From left to right are NASA astronauts Shannon Walker, mission specialist; Victor Glover, pilot; and Mike Hopkins, Crew Dragon commander; and JAXA astronaut Soichi Noguchi, mission specialist.

Olha só que daora essa espaçonave!

E mesmo que a data da missão seja NET* 23 de outubro, os astronautas já estão fazendo treinamento – e o que eu entendi da foto é que estavam usando uma espécie de APC parrudo…

Para mais informações, eu achei esse site aqui que tem o design questionável, mas tem bastante informação legal. Também acompanhem o blog do Commercial Crew Program e o site da SpaceX, além das redes sociais deles. Alguém sabe se o Elon Musk ainda tá tuitando?


*NET = no earlier than, ou seja, “não antes de”.