Pular para o conteúdo

Cu e prata fazem troca-troca na água

E no Minuto Química (há!) de hoje, veremos uma reação que acontece quando se coloca uma solução aquosa aparentemente meh em contato com um metal bem conhecido. Vamos ver o nitrato de prata interagindo com o cobre metálico.

Primeiro vamos observar a reação no tweet a seguir.

O que está acontecendo aí é uma reação bastante interessante chamada de oxirredução. O que rola aí é que a prata que tá grudada na molécula de nitrato vai se depositar ali no cobre em forma de minúsculos cristaizinhos e o cobre vai ficar solto na solução e se unir à molécula de nitrato que ficou sozinha. Vamos ver como isso fica estequiometricamente falando:

Cu(s) + AgNO3(aq) -> Cu(NO3)2(aq) + Ag(s)

Sendo uma oxirredução, temos uma oxidação e uma redução ao mesmo tempo. Como faz muito tempo que eu estudei isso, não lembro direito o Nox de cada um, mas olhando pra equação (que tá desbalanceada, já já chegaremos à equação final), o cobre estava estável, na dele (Cu0), e de repente chegou o ion de prata (Ag+) grudado na molécula de nitrato [(NO3)-] em uma solução aquosa. Com isso, o cobre sofreu oxidação e perdeu dois elétrons, ou seja, saiu do estado Cu0 pro estado Cu2+ e se dispersou na solução de nitrato – por isso ela fica azul quando bate no cobre. Ao mesmo tempo, o ion de prata Ag+ que tava precisando de elétron de repente não precisava mais, já que o cobre tinha soltado dois; portanto, dois átomos de prata sofreram uma redução, já que ganharam um elétron cada, e começaram a se juntar cristalinamente na superfície do pedaço de cobre.

Vamos ver, então, como fica a nossa equação depois desse rolê. Um átomo de cobre perde dois elétrons, então precisamos de duas moléculas de nitrato pra ele. Ao mesmo tempo, dois átomos de prata pegam os dois elétrons que ele perdeu. A equação balanceada, então, fica assim:

Cu(s) + 2 AgNO3(aq) -> Cu(NO3)2(aq) + 2 Ag(s)

Nitrato de cobre – o resultado final do experimento, aqui em apresentação sólida.

E é isso aí. Química é muito, muito legal. 😀

%d blogueiros gostam disto: