Pular para o conteúdo

Notícia de gente grande pra criança entender

  • Lise 
  • Mundo

Então aqui estou eu procrastinando alguma coisa que eu já esqueci o que é enquanto tou vendo vídeo no YouTube sobre… Die Queen. Mais especificamente, vídeos sobre como a imprensa britânica lidou com a notícia mais importante que eles anunciaram no século XXI. A BBC foi estoica, com o apresentador Huw Edwards dando um show de profissionalismo e autocontrole – sério, eu não sei como esse homem aguentou ancorar o jornal aquele dia. Mas o que me deixou mais impressionada foi um anúncio feito em um canal infantil.

Pra começar, eu nem sabia que a BBC tinha um canal infantil. Bem, por falta de um, eles têm dois: o CBeebies, voltado pra crianças de até seis anos, e o CBBC, voltado pro público de 7 a 18 anos (o que eu acho meio exagerado, mas não sou eu que faço as regras). Como não rola acessar nenhum dos dois cá no brazeel, não posso falar muito sobre eles, mas os links estão aí. Eu quero mesmo é dividir com vocês essa aula de jornalismo (é só dar play, já tá no ponto certo):

 

Tem um errinho ali no banner; a sigla HRH significa Her Royal Highness, ou Sua Alteza Real, o que é inadequado à rainha, que é HM, Her Majesty, Sua Majestade. Mas ignoremos isso; a mensagem é clara, concisa, sem enrolação, sem drama, mas de forma séria; o apresentador foi direto ao ponto, pausadamente e de forma que as crianças entendam.

“Boa tarde. Este é o Newsround. Temos uma notícia triste pra vocês hoje. A Rainha Elizabeth II morreu aos 96 anos. Ela faleceu no Castelo Balmoral em Aberdeenshire. Ela foi a rainha que reinou na Grã-Bretanha por mais tempo. Ela serviu ao trono mais do que qualquer outro rei ou rainha. Ela se tornou rainha em 1952. Sua morte marca o final de uma era para nosso país.”

Eu tô tentando pensar em como um anúncio desses seria feito no Gloob, por exemplo, mas a única resposta que eu tenho é: não seria. A programação não seria interrompida, porque notícia é coisa de gente grande. Não, a interrupção de Bambuluá no dia 11 de setembro de 2001 não conta, porque a TV Globo não é canal infantil, ela tinha programação infantil de manhã.

Enfim, era isso. O que acharam?

%d blogueiros gostam disto: