Eu estava lendo agora há pouco o brilhante post do André falando sobre a incapacidade de as pessoas interpretarem uma charge. Clica ali e leia, depois volte aqui pra esse post. Eu aguardo.
Voltou? Ótimo. Vou te decepcionar mais um pouco.
As pessoas perderam, se é que algum dia já tiveram, a capacidade de ler criticamente alguma coisa, baseando-se na própria visão de mundo e na percepção das coisas que acontecem ao seu redor. No mundo de hoje, se algo não estiver em caixa alta, negrito, escrito em vermelho e com uma seta piscando apontando pro assunto, as pessoas são simplesmente incapazes de entender o que está escrito/desenhado. A arte da leitura crítica foi substituída pela problematização, com temas trazidos geralmente diretamente do orifício anal de quem está falando. Ou nem isso.
Depois de compartilhar o texto do André no Twitter eu fui dar um rolê na tl e vi um tweet do G1 dando conta do itinerário do âncora do JN, o tio Bonner:
William Bonner embarcou para Canoas, no Rio Grande do Sul, a bordo de um avião da FAB, que vai levar doações para região. A Globo depositará o valor equivalente à viagem como doação a uma instituição indicada pela FAB. Ele vai apresentar o @jornalnacional direto do RS para… pic.twitter.com/69x6hkAybP
— g1 (@g1) May 6, 2024
Bonner está no Rio Grande do Sul. O #JN desta segunda-feira será apresentado de Porto Alegre. Ele viajou em um voo da FAB. A Globo depositará o valor equivalente à viagem como doação a uma instituição indicada pela FAB pic.twitter.com/Zk5GfAMYJA
— g1 (@g1) May 6, 2024
Vocês leram o mesmo que eu. A Globo está anunciando que:
- O jornalista William Bonner foi para o Rio Grande do Sul num avião da FAB (informação encontrada nos três tweets).
- A viagem é uma missão da FAB para levar doações para a região (informação encontrada em dois dos tweets), além de um hospital de campanha (informação encontrada em um dos tweets).
- A Globo doará o montante que seria destinado ao deslocamento do jornalista para uma instituição indicada pela FAB para ajudar as vítimas das enchentes (informação encontrada nos três tweets).
- Bonner está indo para apresentar o JN de lá (informação encontrada nos três tweets).
Pra ficar mais claro ainda, esse é o texto do último tweet:

Está claro, certo? ERRADO.

O G1 não desenhou as informações numa charge, nem tampouco escreveu uma vez só. Mas o alecrim dourado ali viu a foto do Bonner, viu a palavra “FAB” e decidiu que a coisa mais importante da vida dele era fazer uma pergunta idiota.

Aqui o mesmo energúmeno alega que a FAB está levando só o Bonner e a maquiagem dele. É o típico argumento do “lalalalala não estou ouvindo nada” (ou lendo, no caso).
As outras respostas estão todas indignadas com a GroboLixo alegando que agora que passou o show da Madonna eles estão interessados em tragédia. Aham. Deixa eu mostrar uma coisa pra vocês:
AGORA | Inundação do Aeroporto Salgado Filho atinge também o terminal de passageiros. Andar térreo, de desembarque, está tomado pelas águas. 📷 Reprodução pic.twitter.com/iDDOmw3zab
— MetSul.com (@metsul) May 6, 2024
Eu tou me perguntando como que esses gênios da humanidade acham que as pessoas se deslocam entre um estado e outro. Talvez esses seres iluminados tenham inventado o teletransporte e não avisaram ninguém, porque só isso explica reclamarem de um jornalista não estar presente num cenário de desastre ambiental IMEDIATAMENTE.
A PORRA DO AEROPORTO TÁ DEBAIXO D’ÁGUA, CARALHO! COMO QUE ELES ACHAM QUE A IMPRENSA SE DESLOCA????
A Globo só vai conseguir colocar o Bonner ao vivo no RS porque é a fucking Globo. A FAB não vai me dar um assento num voo fretado só porque eu tenho um blog nas internets. E o espaço aéreo de lá não tá exatamente aberto, estão pedindo até pra parar de subir drone pra não atrapalhar os helicópteros.
Voltamos a qualquer momento com mais informações sobre o assunto. Enquanto isso, você pode separar o que tiver de roupa sem uso há tempos e que esteja em boas condições, por exemplo, e levar para a agência dos Correios mais próxima; a partir de hoje as agências dos Correios nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Paraná e no Distrito Federal, além de parte das unidades do Rio Grande do Sul, estão recebendo doações para as vítimas das chuvas que atingem o estado gaúcho.
As agências dos Correios nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Paraná e no Distrito Federal, além de parte das unidades do Rio Grande do Sul, estão recebendo doações para as vítimas das chuvas que atingem o estado gaúcho. pic.twitter.com/kqUE9ndy1J
— Correios (@correiosBR) May 7, 2024